Inicialmente prevista para quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 no Brasil deve ser oficialmente iniciada ainda nesta segunda (18), a partir das 17h. O próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello divulgou a informação, após pressão dos governadores, que pediram para que fosse antecipado o começo da aplicação das doses.
“Acho que podemos começar hoje até o fim do expediente, a partir das 17h”, disse Pazuello durante uma cerimônia em São Paulo.
De acordo com o ministro, o horário proposto foi para dar tempo de todos os estados receberam as doses da CoronaVac. Esta é a vacina do Instituto Butantan, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Em reunião extraordinária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, neste domingo (17), o uso emergencial da CoronaVac e também da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz. A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, que atua na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a ser vacinada contra a Covid-19 no País.