Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), garantiu a execução do Plano Estadual de Vacinação, com distribuição célebre das vacinas para os municípios.
Segundo o governador, o estado contará com três aviões, três helicópteros e 30 automóveis na logística de distribuição, para que todos os municípios recebam as doses até a próxima quarta-feira (20).
As cidades que não dispõem de seringas e agulhas para iniciar a vacinação irão receber lotes dos materiais do Governo do Estado.
Nesta primeira fase, o Maranhão receberá doses de vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para iniciar vacinação de profissionais de saúde e indígenas.
“O início da vacinação é uma grande conquista. Mas, é fundamental a viabilização urgente de mais vacinas, pois o número inicial é muito pequeno. Alternativa mais viável é a fabricação no Brasil, pelo Butantan e pela Fiocruz. Foco deve ser esse agora”, disse Flávio Dino.
“Assim que elas chegarem, iniciaremos o transporte e entrega às prefeituras. Também entregaremos seringas e agulhas para as prefeituras que precisarem”, assegurou o governador.
Nesta segunda-feira (18), secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, esteve em Guarulhos, onde recebeu as primeiras vacinas que serão destinadas ao Maranhão.
“Hoje é um dia histórico que vai nos permitir, sim, vencer a pandemia”, afirmou o secretário de Saúde.
Informações deste domingo sobre vacinação. Nosso objetivo é a distribuição célere para a 1ª etapa do Plano Nacional. O @GovernoMA vai ofertar seringas e agulhas para as prefeituras que precisarem. Teremos 3 aviões, 3 helicópteros e 30 automóveis na missão, que começa amanhã. pic.twitter.com/vUBQYbYZyE
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 17, 2021