A partir desta quarta-feira (3), aeronaves vindas de Brasil e África do Sul estarão proibidas de entrar na Espanha. A medida adotada visa conter o risco de contágio de novas variantes do coronavírus que provoca a Covid-19, o Sars-CoV-2.
Será permitida somente a entrada de pessoas com nacionalidade espanhola ou o direito de residência no país europeu. Esta decisão vale para voos com origem de ambos os países que sofreram a restrição.
Quem anunciou a novidade foi a porta-voz do governo, María Jesús Montero. O comunicado ocorreu na terça (2).
Inicialmente, o plano espanhol é manter a validade da medida por duas semanas. Porém, há possibilidade de prorrogação.
Passageiros que estiverem com escala na Espanha não ficarão impedidos de entrar no país. No entanto, o viajante não pode deixar o aeroporto. Além disso, o tempo limite para que ele fique “em trânsito” é de 24 horas.
Itália, Turquia, Israel, Portugal, Colômbia, França e Alemanha já haviam restringido a entrada de brasileiros e de pessoas que passaram pelo País recentemente. Há situações diretamente relacionadas ao Brasil e outras que envolvem quaisquer países de fora da União Europeia, no caso da proibição por parte daqueles que integram este continente. Há poucas semanas, uma variante do coronavírus foi identificada em Manaus (AM).