Últimas Notícias

Único estado com saldo negativo, RJ perdeu mais de 180 mil vagas de emprego em 10 anos

Arquivo/Agência Brasil

Vinte e sete unidades federativas. Uma delas foi a única a perder vagas formais de emprego nos últimos dez anos. Esse estado é o Rio de Janeiro.

O levantamento da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aponta que, entre 2010 e 2020, foram perdidos 184.252 empregos com carteiro assinada. Uma variação negativa de 5,5%. A quantidade de gente desempregada nesse período seria capaz de encher duas vezes o Maracanã e mais um terço do estádio carioca.

Corrupção e falta de investimentos em setores como a segurança pública são alguns fatores apontados por analistas como explicativos para o indesejável número.

Contudo, para Mauro Osório, especialista na economia fluminense e diretor da Assessoria Fiscal da Alerj, a questão teve início nos anos 1960, quando o Rio deixou de ser capital federal, ocasionando um esvaziamento industrial no estado. Ele também citou, em entrevista à Globo News, os grandes eventos – Copa do Mundo e Olimpíada -, que, segundo o próprio, teriam deixado a ilusão de melhoria.