Em entrevista ao site Metrópoles, publicada nesta sexta-feira (12), Flávio Dino (PCdoB) elogiou o discurso mais recente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na quarta (10), o ex-presidente falou pela primeira vez após as anulações das condenações impostas a ele decorrentes da Operação Lava Jato. A decisão tomada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), dois dias antes, deixou o petista livre para se candidatar às eleições de 2022. O governador do Maranhão não apenas disse ser a favor da entrada de Lula na próxima corrida presidencial. Dino afirmou que dará apoio ao colega.
“Acho que Lula é o nome mais indicado para ser candidato e, se ele for, de fato, eu, particularmente o apoiarei, sem dúvida alguma”, declarou.
“Lula respondeu no discurso dele que qualquer alternativa no campo da esquerda deve ser ampla. Eu achei posicionamento muito correto, com conteúdo e adequado ao que o Brasil está precisando agora. Lula sinalizou para diálogo amplo com todos os setores. Do que vi, gostei muito”, avaliou o governador.
Para Dino, “Lula é uma figura central, qualquer que seja o desenho eleitoral concreto”. O governador considerou, ainda, que, “seja candidato ou não”, o petista “terá um papel de destaque, de protagonismo”.
Luiz Inácio Lula da Silva esteve à frente do Brasil entre 2003 e 2010, quando Dilma Rousseff venceu as eleições contra José Serra (PSDB) e deu prosseguimento ao projeto do Partido dos Trabalhadores, interrompido em 2016 depois de um impeachment considerado como “golpe”. O antecessor de Dilma deixou o governo após ficar o máximo de tempo permitido de forma ininterrupta (dois mandatos) com 83% de aprovação, segundo o Ibope, e tendo levado o País a ser a sexta maior economia do mundo, entre outros feitos.