Entre os dias 3 e 7 de maio, a Escola de Formação Castro Alves irá promover seu novo curso online: “Redes e Ruas – comunicação para contra atacar”. Trata-se de uma oportunidade para quem deseja aprender sobre os elementos da comunicação contemporânea e compreender melhor as táticas comunicacionais dentro dos movimentos revolucionários. O evento acontece sempre às 19h (de Brasília). Para se inscrever é preciso acessar o link e preencher os dados requisitados no site https://formacaocastroalves.com.br.
A aula inaugural contará com a participação da ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB), que estará ao lado da jornalista Laura Capriglione. O tema é: “Comunique-se – o papel do mídia ativismo na era dos dados e das redes”.
No dia seguinte, Fábio Palácio, mestre em filosofia, irá comandar a atividade. Ele falará sobre “Epistemologia e teorias da comunicação”.
Manoel Rangel, ex-diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), vai abordar, no dia 5, o tema “A imagem em movimento: a virada do audiovisual na comunicação”. No encontro seguinte, Luana Bonone, que já presidiu a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), reflete sobre “Capitalismo de plataforma: a internet e seus usos na atualidade”.
O cientista-político Theófilo Rodrigues fecha as atividades do curso no dia 7, sexta-feira. Ele vai trazer ao debate uma análise envolvendo “Agitação, propaganda e revolução”.
Iniciativa da União da Juventude Socialista (UJS), a Escola de Formação Castro Alves tem o apoio de diversas entidades e movimentos sociais. Fundada em abril de 2020, busca difundir e democratizar o acesso à teoria marxista e crítica.