Últimas Notícias

Alemanha e França decretam lockdown parcial para conter 2ª onda de Covid-19

Divulgação/Wilson Dias/Agência Brasil

Com o intuito de conter a segunda onda do novo coronavírus nos respectivos países, Alemanha e França anunciaram, nesta quarta-feira (28), a implementação de um lockdown parcial.

Durante as próximas quatro semanas, bares e restaurantes irão ficar fechados em território alemão. A medida começa a valer na segunda-feira (2). Escolas e comércios, entretanto, permanecerão abertos.

A atitude mais rígida foi tomada após o registro de quase 15 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas no país da chanceler Angela Merkel. Este é o maior número de diagnósticos diários na Alemanha desde quando começou a pandemia.

Um dos temores é que a ocupação hospitalar vire problema em curto período. O governo alemão afirma que os hospitais ainda possuem capacidade para tratar infectados pela doença.

A Alemanha já ultrapassou a marca de 463 mil pessoas contaminadas com o Sars-CoV-2. Mais de 10 mil cidadãos morreram por conta da Covid-19 no país.

Macron anuncia medidas

Já na França a retomada de algumas medidas de segurança sanitária foi comunicada pelo presidente Emmanuel Macron. Restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais não poderão ficar abertos. Além disso, voltou a ser uma exigência a apresentação de atestados para que as pessoas circulem nas ruas. As escolas seguirão em funcionamento, porém terão de respeitar protocolos ainda a serem divulgados.

Se o lockdown der resultados significativos logo no início, na avaliação das autoridades, o comércio poderá ser reaberto em 15 dias, de acordo com Macron. O governo francês pede que as empresas favoreçam o trabalho remoto.

Há também a determinação para que a França coloque todo o foco em obras públicas e na produção industrial. Desta forma, poderia evitar com que a economia tenha impactos negativos maiores do que os já registrados. Eram quase 1 milhão e 200 mil casos de Covid-19 na França até esta quarta, com 35.541 óbitos.