Últimas Notícias

Ameaça dos EUA sobre possível adesão do Brasil ao 5G da Huawei é criticada pela China

Divulgação

“Opressão inescrupulosa”. É desta forma que a China entende ser as advertências dos Estados Unidos ao Brasil. Os norte-americanos usaram o tom de ameaça para indicarem futuras consequências em caso de escolha da Huawei para o desenvolvimento da rede 5G no país sul-americano. A crítica mais incisiva dos asiáticos aconteceu nesta quinta-feira (30).

“Quando as empresas de outros países alcançarem uma vantagem principal, os políticos dos EUA inventarão desculpas para usar o poder nacional para conduzir uma opressão inescrupulosa”, afirmou Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, em uma coletiva de imprensa.

A empresa chinesa de telecomunicações é a maior produtora mundial de equipamentos no setor. Os EUA afirmam que a companhia coloca sob risco a segurança cibernética. Em entrevista recente, o embaixador norte-americano em Brasília, Todd Chapman, alertou que o Brasil poderá sofrer “consequências” se optar pela empresa da China.

Uma licitação brasileira deve ser lançada em 2021. O objetivo é desenvolver a próxima geração de tecnologia de telecomunicações no País.