A nova titular da Secretaria da Mulher na Câmara é Flordelis (PSD-RJ). Ao menos esta é a informação que consta no perfil da parlamentar no site da Câmara dos Deputados desde terça-feira (2). Ela virou ré, recentemente, por suspeita de participação na morte do próprio marido, o também pastor Anderson do Carmo, assassinado em junho de 2019. De acordo com a força-tarefa da Operação Lucas 12, a viúva é a mandante do crime. Contudo, sua prisão ainda não ocorreu por causa da imunidade parlamentar.
No início da tarde desta quarta (3), cerca de duas horas depois de convocar os seguidores das redes sociais para um culto de agradecimento pela vida, a deputada publicou uma nota justificando o aparecimento de seu nome como titular da Secretaria da Mulher na Câmara. O texto foi postado em formato de imagem.
“Prezados, informo inicialmente que todas as deputadas são titulares da Secretaria da Mulher. Justamente para que possamos realizar as nossas eleições através do Sistema de Informações Legislativas – SILEG. Informo que os prazos para as indicações aos cargos da Secretaria ainda não foram abertos. Portanto, qualquer especulação nesse sentido não procede”, divulgou Flordelis no Facebook e no Twitter.
Como também é investigada pela Mesa Diretora da Câmara, Flordelis corre o risco de perder o mandato de deputada e, consequentemente, a imunidade que possui. O revés da parlamentar depende do encaminhamento de um relatório ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
O afastamento da deputada pelo tempo que durar o processo criminal sobre a morte de Anderson já tem parecer favorável da Procuradoria de Justiça, concedido em 19 de janeiro. Caberá aos desembargadores da 2ª Câmara Criminal tomar a decisão final. Relator do processo na segunda instância, o desembargador Celso Ferreira Filho determinou que o julgamento do recurso seja colocado em pauta.
A revista Veja noticiou, na terça-feira (2), que o governo dedicou aproximadamente R$ 10,1 milhões em emendas para a deputada em 2020. Outros R$ 2,8 milhões não chegaram a ser pagos, porém estavam empenhados, segundo a reportagem.
Nesta sexta (5), Flordelis completará mais um ano de vida. Ela já anunciou, via redes sociais, por mensagem e vídeo, que vai organizar “um culto de gratidão a Deus” em comemoração ao seu aniversário. O evento está marcado para domingo (7).
“Pessoal, no dia 07/02, nesse domingo, a partir das 09h, minhas intercessoras vão realizar um culto em gratidão a Deus pela minha vida. Será na Cidade do Fogo, na Rua Guilherme Santos Andrade, 1001 – Mutondo/São Gonçalo. Nós sempre teremos motivos para adorar o Senhor em todo o tempo! Estarei lá, junto com o povo de Deus, aguardando vocês”, escreveu a pastora e cantora na manhã desta quarta.
