Alunos de escolas privadas voltam às aulas presenciais a partir de 14 de setembro. Nas públicas, incluindo o ensino superior, o retorno pode acontecer em 5 de outubro. As datas determinadas para iniciar a permissão foram divulgadas nesta quarta-feira (19), em decreto do governador Wilson Witzel (PSC), publicado em edição especial do Diário Oficial. Também foi permitida, já a partir desta quinta (20), a abertura parcial de cinemas, teatros, museus, centros culturais e salas de concerto.
No caso dos cinemas, a lotação máxima possível será de 40% da capacidade das salas. Os demais ficam restritos a um terço do público, o mesmo vale para as escolas com relação aos estudantes. Deverão ser respeitados os protocolos e orientações das autoridades sanitárias.
É necessário que os municípios estejam com “bandeira amarela” para que as instituições de ensino reabram. O símbolo indica baixo risco de transmissão da Covid-19. Na capital, por exemplo, este é o estágio atual. Não se encaixam, neste momento, na exigência, as cidades das regiões Centro-Sul, Médio Paraíba e Baía de Ilha Grande.