O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin esteve à frente de uma reunião, nesta quarta-feira (16), com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).
O encontro se deu no âmbito do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, com a participação de empresas norte-americanas com operações no Brasil, como a Amazon, a Coca-Cola, a GM, a Caterpillar e a MedTech.
Em uma nota conjunta, a Amcham e a US Chamber demonstraram posição favorável à negociação e que se possa rever a questão das alíquotas.
Para Alckmin, a tarifa extra imposta ao Brasil representa um “perde-perde”, gerando prejuízo para ambos os países.
Também participaram do encontro representantes da Dow, Sylvamo, Corteva Agriscience e John Deere, além de integrantes do governo federal.
O ministro explicou que o Brasil enviou nova carta ao governo americano solicitando resposta às propostas de carta anterior, datada de 16 de maio.
Segundo Alckmin, “a carta foi confidencial aos Estados Unidos enumerando um conjunto de itens que se poderia avançar no acordo comercial, sempre procurando estimular o acordo comercial, estimular complementariedade econômica e crescimento do comércio exterior, que é emprego e renda.”
Sobre a investigação aberta pelos Estados Unidos, o ministro ressaltou que o Brasil vai esclarecer os questionamentos, assim como já foi feito anteriormente.
*Fonte: Agência Gov