Últimas Notícias

China reponde EUA e ordena fechamento de consulado em Chengdu

Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

Utilizando um consulado os Estados Unidos feriram a China, e a reposta veio na mesma moeda, ainda que o dólar e o renminbi separem, no campo econômico, os dois países. Na manhã desta sexta-feira (24), os asiáticos exigiram que os norte-americanos fechem a representação que possuem em Chengdu. De acordo o próprio comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China, trata-se de “uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos EUA”, uma vez que o governo de Donald Trump havia determinado o encerramento do Consulado-Geral chinês em Houston. 

Trump deu 72 horas aos diplomatas chineses para que eles saíssem da região. No caso da vingança não houve a estipulação de um prazo. A China chegou a antecipar que promoveria o revide e não concordou com a decisão dos rivais econômicos, afirmando que a medida americana “causou um prejuízo severo às relações dos dois países”.  

Cantão, Xangai, Shenyang e Wuhan também possuem representantes dos EUA na China, além de Hong Kong, que é um território semiautônomo. Chengdu, que não contará mais com os norte-americanos, tem o consulado mais próximo da metrópole de Chongqing, um centro industrial importante do país.