Desde a madrugada desta terça-feira (22), moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na tentativa de se deslocarem para suas casas ou trabalho, precisam driblar os efeitos da forte chuva que marca presença no estado. A capital, por exemplo, entrou em estágio de atenção pela manhã, às 8h15. Nas Regiões Serrana e dos Lagos, há registros de alagamentos e famílias desalojadas, como ocorreu em Araruama.
Apenas na cidade do Rio, nas últimas 24 horas, choveu mais do que o esperado para todo o mês, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura. Niterói – em estágio de atenção desde as 10h25 – São Gonçalo e a Baixada Fluminense também enfrentam problemas.
Transtornos na capital do estado
Depois de atingir 250 mm de chuva no período de um dia, o Alto da Boa Vista foi fechado por volta das 14h. Em 17 comunidades, as sirenes de alerta foram acionadas. Além disso, a intensidade da chuva resultou na queda do teto de três unidades de saúde.
Os aeroportos Santos Dumont, no Centro, e o Internacional do Galeão (Zona Norte) passaram a operar com a ajuda de instrumentos às 10h30. Foi neste período que um trecho do corredor Transoeste do BRT acabou sendo fechado.