O município de Capela do Alto Alegre, no território Bacia do Jacuípe, na Bahia, agora tem dois motivos para comemorar: além de manter zerado o número de casos ativos de Covid-19 pela terceira vez, também alcançou a marca de 99% de aplicação da primeira dose da vacina contra a doença. São 2.140 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que leva o município a aparecer como um dos líderes em imunização da região, proporcionalmente.
O prefeito Nei Novato, do PCdoB, comemorou os bons resultados alcançados, que, para ele, são fruto, principalmente, de um trabalho sério de planejamento desde o começo da crise sanitária.
“Desde o início da pandemia, o município saiu na frente na execução de ações preventivas de combate ao vírus. Nesta segunda onda não foi diferente. Apesar do colapso que estamos vendo no sistema de saúde em todo o País e ainda da falta de vacina para todos, Capela tem desempenhado um grande papel na prevenção e enfrentamento ao vírus”, disse.
Nei Novato, que é médico de formação, ainda listou algumas das ações adotadas pelo município. Foram designadas equipes para prestar, diariamente, orientações para a população sobre a importância do uso da máscara, do distanciamento social, entre outros comportamentos. Além disso, foi criado um centro próprio para receber pacientes com suspeita ou com caso confirmado; uma ala exclusiva no hospital público da cidade foi separada; e foram destacados profissionais preparados para lidar com a doença; por exemplo.
A compreensão e a luta coletiva de todo o município para o enfrentamento do coronavírus estão sendo fundamentais, nesta pandemia, segundo Nei Novato.
“Todo o nosso esforço tem valido a pena. Não só estamos com zero casos ativos, como também com baixo índice de contaminação na cidade. Fruto de um trabalho em equipe, da gestão, profissionais de saúde, e de toda população que entendeu a necessidade do cuidado”, reconheceu o prefeito.
Fonte: PCdoB da Bahia