Partido mais antigo do Brasil, o PCdoB foi tema da coluna de José Reinaldo Carvalho, nesta terça-feira (16), no Brasil 247. O jornalista e editor internacional do site afirma que a sigla, prestes a completar 99 anos de existência, quer chegar aos 100 “com força eleitoral e identidade preservada”.
Reinaldo lembra que o compromisso original do partido é “lutar pelo socialismo no Brasil”. Ele também destacou que o PCdoB celebra seu aniversário deste ano “defendendo a vida”, “contra o morticínio conduzido pelo governo de extrema direita”.
“Nas condições concretas da época atual e situação objetiva e subjetiva no Brasil, esta luta, que por óbvio é processo histórico de longo prazo, é feita com bandeiras amplas, ligadas às aspirações fundamentais dos trabalhadores, à defesa da soberania nacional e da democracia. Dessa maneira, a legenda comunista busca se firmar no cenário político como organização democrática, de esquerda, patriótica e socialista”, pontua o jornalista.
Para Reinaldo, trata-se de “um partido que atua em todos os cenários e frentes de luta, consoante o grau de consciência das massas populares. Busca afirmar-se também no cenário eleitoral, desenvolvendo e ampliando sua influência política”.
O editor ressalta, ainda, que “o partido sofre os efeitos do anticomunismo e de uma legislação eleitoral restritiva, o que acarreta vaticínios por seus adversários políticos e ideológicos de que estaria perto do fim”. No entanto, Reinaldo considera que, apesar de haver algumas sugestões de mudança de nome ou fusão com alguma sigla de “centro-esquerda”, “o melhor que os comunistas fazem é manter a legenda, com sua identidade histórica, nome e simbologia, concentrando esforços na mudança da legislação eleitoral, ampliando o arco de alianças políticas e eleitorais e preparando-se para as futuras batalhas de curto e longo prazos”.