Últimas Notícias

Com 1% da preferência, Clarissa Garotinho é a 2ª mais rejeitada no RJ; segue disputa entre Crivella, Martha e Benedita

Divulgação/Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

Divulgada na noite de segunda-feira (9), a nova pesquisa Ibope para o Rio de Janeiro, encomendada pela TV Globo, aponta que Eduardo Paes (DEM) permanece com folga na liderança em relação às intenções de voto sobre a eleição para prefeito da capital fluminense. Não houve grandes alterações no quadro, com a maioria dos candidatos mantendo a popularidade vista anteriormente, no levantamento informado em 30 de outubro.

O ex-prefeito ampliou em um ponto percentual o seu índice, indo para 33% na preferência dos eleitores. Atual gestor da cidade, Marcelo Crivella (Republicanos) conseguiu o mesmo salto e está com 15%.

Martha Rocha (PDT), Benedita da Silva (PT) e Luiz Lima (PSL) mantiveram as projeções do fim do mês passado. Portanto, apresentam, no momento, 14%, 9% e 4%, respectivamente.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Martha está tecnicamente empatada com Crivella. Benedita também fica igualada à delegada e, no limite da margem, com o atual prefeito. Já Lima empata tecnicamente com a petista.

Renata Souza (PSOL) subiu de 2% para 3%, ficando tecnicamente empatada com Luiz Lima e, no limite da margem de erro, com Benedita. Logo atrás surge Eduardo Bandeira de Mello (Rede), que soma os mesmos 2% de antes, igualando-se, pela margem, a Renata e Luiz.

Fred Luz (Novo) e Paulo Messina (MDB) continuaram com 1%, índice alcançado agora por Clarissa Garotinho (Pros), que estava sem pontuar.

Cyro Garcia (PSTU), Glória Heloiza (PSC), Henrique Simonard (PCO) e Suêd Haidar (PMB) estavam zerados e seguem da mesma forma.

Eram 5% de indecisos (não sabem ou não responderam). Agora, são 4%. Também houve oscilação para baixo com relação aos brancos e nulos: de 15% para 12%.

Rejeição

No campo da rejeição, destaque para Clarissa Garotinho. Com baixo índice de intenção de voto a seu favor, a filha dos ex-governadores Anthony e Rosinha é a vice-líder neste quesito, acumulando 31%. Só Crivella (58%) aparece na frente. A lista ainda apresenta Benedita (28%), Paes (28%), Cyro (13%), Martha (11%), Luiz (11%), Messina (10%), Renata (8%), Fred (8%), Bandeira (8%), Glória (8%), Suêd (8%) e Simonard (7%). Cinco por cento não souberam ou não responderam. Apenas 1% diz que votaria em todos, sem restrições. Como os entrevistados, podem, neste caso, dar mais de uma resposta, a soma dos fatores apontados passa de 100%.

Pesquisa espontânea

Já na pesquisa espontânea, que é quando o eleitor fala em quem pretende votar sem acesso aos nomes dos candidatos, o pódio carioca tem Paes com 25%, seguido por Crivella (10%) e Martha (9%). Benedita soma 4%, Luiz Lima fica com 2%, assim como Renata Souza, e Bandeira, Fred Luz e Paulo Messina possuem a pontuação mínima. Clarissa, Haidar e Garcia não alcançaram 1%. Henrique Simonard e Glória Heloiza não foram citados. Vinte e quatro por cento não souberam ou apenas não responderam. Brancos e nulos seriam 21%. Houve ainda a parcela de 1% indicando outros nomes.

Paes em vantagem também no 2º turno

O Ibope também simulou os cenários mais prováveis de segundo turno. Eduardo Paes venceria todos os concorrentes com os quais foi confrontado. O ex-prefeito superaria Crivella (53% a 21%), Martha (45% a 32%) e Benedita (49% a 23%). Em todos os casos, a quantidade faltante para atingir os 100% fica dividida entre brancos/nulos e indecisos.

Numa eventual decisão envolvendo Martha Rocha e Marcelo Crivella, a delegada vence com folga: 52% a 22%. A pedetista também leva a melhor sobre Benedita da Silva (45% a 25%). Mas, a candidata do Partido dos Trabalhadores derrotaria Crivella por 40% a 26%.

Foram ouvidos 1.204 eleitores da cidade do Rio entre 7 e 9 de novembro. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que indica, considerando a margem de erro, a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O número de identificação na Justiça Eleitoral é o RJ‐01518/2020.