Testes de uma vacina contra o coronavírus serão realizados pela prefeitura de Niterói no próximo mês. Na segunda-feira (27), foi assinada a parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Butantan, de São Paulo, e o laboratório chinês Sinovac Biotech.
O estudo é o primeiro do Rio de Janeiro e terá como prioridades os profissionais da saúde do Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) e da Policlínica Sérgio Arouca.
Serão recrutados de 500 a 900 participantes, num processo de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Os cadastramentos serão realizados em um site a ser criado.
No processo, haverá entrevistas e avaliações médicas com os voluntários. Em caso de concordância dos mesmos em relação aos termos do estudo, eles irão receber duas doses da vacina no intervalo de 14 dias. Haverá monitoramento de um ano por parte dos pesquisadores, que poderão, desta forma, analisar os resultados.
A tentativa brasileira compõe a Fase 3 da pesquisa da Sinovac. Na China ocorreram as etapas 1 e 2. Mil voluntários participaram dos testes no país asiático.