Foi publicado, no Diário Oficial desta sexta-feira (19), um decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro que determina o fechamento das praias para conter o avanço da Covid-19 na cidade. As regras, a princípio, valem apenas para este fim de semana, da 0h de sábado (20) até as 5h de segunda-feira (22).
Estão proibidas as seguintes atividades: estacionar na orla (exceto para os moradores, idosos, portadores de necessidades especiais, hóspedes de hotéis e táxis), ficar na areia, praticar esportes e tomar banho de mar. Também não serão permitidos o comércio e os serviços na praia, incluindo ambulantes, e a entrada de ônibus e vans fretados na cidade que não sejam de hotéis. Os quiosques podem abrir normalmente.
Há uma semana, foi publicado um decreto anterior, que envolve a permanência em espaços públicos (proibida entre 23h e 5h), os eventos, as festas e outras atividades que também passaram a não ser permitidas. O novo decreto é um acréscimo às regras já anunciadas.
Sem dar detalhes sobre quais outras medidas serão adotadas, o prefeito Eduardo Paes afirmou que irá “aumentar bastante as restrições na cidade na semana que vem”. Ele também reforçou que este “é o momento de ficar em casa”.
“Ou nós temos consciência daquilo que estamos vivendo e respeitamos as vidas, ou nós vamos viver uma situação administrável nos próximos dias. Faço este apelo à população carioca. É uma medida dura, difícil. Sabemos das dificuldades econômicas”, declarou.
Na comparação entre o início de fevereiro e meados de janeiro, foi constatado o crescimento de 25% dos atendimentos de pessoas com sintomas de Covid-19 na urgência e na emergência.