Últimas Notícias

Coronavírus: Reino Unido avalia possibilidade de vacinação antes do Natal ou no início de 2021

Divulgação/Itamar Crispim/Fiocruz

Via Vermelho – Uma vacina contra a Covid-19 pode ser disponibilizada para algumas pessoas no Reino Unido antes do Natal, porém o lançamento no início de 2021 é o mais provável. É o que prevê Kate Bingham, responsável pela aquisição de possíveis imunizantes no país.

“Se as primeiras duas vacinas, ou qualquer uma delas, mostrarem que são seguras e eficazes, acho que há uma possibilidade de que a disponibilização da vacina comece antes do Natal. Se não, acho que é mais realista esperar para o início do ano que vem”, disse Kate, nesta quarta-feira (28), à BBC.

No Brasil, o governo de São Paulo criou mais seis centros de pesquisa para ampliar o número de voluntários nos testes da Fase 3 da CoronaVac, vacina que está sendo produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butatan. A intenção é acelerar a fase final de testes clínicos para identificar a eficácia do imunizante. Estudos das fases 1 e 2, realizados na China, já demonstraram que ela é segura.

Hoje, 9.039 voluntários participam dos estudos clínicos do medicamento, que são feitos com profissionais da área da saúde de sete estados. Como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia aprovado a ampliação do estudo para 13 mil voluntários, o governo paulista decidiu ampliar o número de centros de pesquisa para tentar obter o mais rápido possível esse número de pessoas participando da experiência.

Com informações da Agência Brasil