Em novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o número de casos de Covid-19 no Brasil chegou a 4.047.790. A atualização das 8h (de Brasília) desta sexta-feira (4) registrou o total de 124.746 mortes em função do novo coronavírus no País. Três estados atualizaram os dados desde o balanço das 20h da última quinta: Goiás, Piauí e Roraima.
Eram 124.729 mortes confirmadas no balanço da noite de ontem, sendo 830 em 24 horas. Assim, nos últimos sete dias, a média móvel de novas mortes no Brasil foi de 858 óbitos. Na comparação com o apresentado em 14 dias, houve variação de -13%.
Na questão dos casos confirmados, 44.728 foram detectados no último dia, o que elevou para 9% a variação em relação ao que foi verificado em 14 dias na média móvel (40.237 casos).
Estados
Amazonas e Tocantins tiveram alta de mortes. A tendência de crescimento em dois estados não era vista desde 9 de julho, quando o consórcio iniciou o acompanhamento deste fator.
Apresentaram queda neste quesito: Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Acre, Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Não tiveram significativos avanços ou recuos: Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Ceará e Maranhão.
Responsável pelo balanço no estado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas lembra que seus números vêm sofrendo impacto por conta de óbitos de meses anteriores que foram reclassificados pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus como mortes por Covid-19.
Já em Pernambuco, uma revisão de dados culminou na retirada de 299 casos graves e 65 mortes decorrentes do coronavírus dos totais acumulados. Estavam sendo contabilizados casos de pacientes e vítimas de fora do estado.
O Consórcio de veículos de imprensa é fruto de uma parceria entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. O grupo deu início aos trabalhos colaborativos em 8 de junho. São consideradas, no levantamento, as informações disponibilizadas pelos 26 estados e o Distrito Federal.