De acordo com a farmacêutica, serão retomados nesta segunda-feira (14) os testes brasileiros da vacina contra a Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório sueco AstraZeneca. O medicamento está na última fase de avaliação.
Na última terça (8), a testagem do produto foi suspensa em todo o mundo. Isso por conta do quadro de saúde apresentado por uma participante britânica. As alterações vistas poderiam ter ligação com a vacina. Contudo, segundo cientistas, não foi encontrada relação de causa e efeito entre o medicamento e os sintomas da paciente.
“Os ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus serão reiniciados no Brasil na próxima segunda-feira (14), após a confirmação emitida pela Anvisa no dia 12/09, de que é seguro o recomeço”, informou a AstraZeneca.
“Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado”, afirmou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), depois de receber, no sábado, informações oficiais do governo britânico e do laboratório sobre o caso da voluntária.
Também no sábado, sem informar a data da retomada, o Ministério da Saúde emitiu nota destacando a volta dos testes em “todos os países participantes”. Observou ainda que “a prioridade da Pasta é a segurança de todos os voluntários envolvidos”.