Últimas Notícias

Covid-19 e fake news: presidente do TSE pede para eleitores ficarem atentos a dois ‘vírus’

Reprodução/YouTube/justicaeleitoral

Em tom de alerta, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, fez um pronunciamento veiculado em rádio e TV, na noite do último sábado (26), sobre as eleições municipais deste ano. A campanha de candidatos começou no domingo (27).

Barroso pediu que o eleitor “não abra mão da sua chance de fazer a diferença”. Ele também destacou que, além do Sars-CoV-2, um segundo vírus pode ser fatal para o País: a fake news.

“Há um outro vírus que ronda as eleições, capaz de comprometer não a saúde pública, mas a própria democracia. Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação”, disse.

“Vamos fazer uma campanha com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias, mesmo que diferentes das nossas”, apelou o presidente do TSE.

Barroso ainda chamou a atenção para a necessidade de tomar cuidado durante os dias de campanha, por conta dos riscos de infecção diante da pandemia de Covid-19. Alguns comportamentos que devem ser aderidos por eleitores e candidatos foram sugeridos.

“A principal forma de transmissão da doença ocorre quando uma pessoa fala ou respira próxima da outra. Por essa razão, as recomendações mais importantes são: evitar aglomerações, manter distância mínima de 1 metro das outras pessoas e sempre utilizar máscara. Além disso, reuniões devem ser feitas em lugares abertos e deve-se evitar a distribuição de impressos. Sempre que possível lave as mãos ou utilize álcool gel após ter contato com alguém ou com algum objeto. Com esses cuidados, fica minimizado o risco de contaminação”, listou Luís Roberto Barroso.

Mais de 5.500 cidades brasileiras farão parte do pleito. De acordo com o TSE, 148 milhões de eleitores estão habilitados a votar.

Em 15 de novembro acontece o primeiro turno da eleição. Duas semanas depois, no dia 29, será realizado o segundo turno. Vale lembrar que, por conta da pandemia de Covid-19, o pleito foi adiado, interrompendo uma tradição de votações em outubro.

https://youtu.be/JOKo57f-wtE