Novas restrições que visam o combate à Covid-19 foram impostas, nesta terça-feira (13), pelo primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte. Atividades escolares, reuniões, prática de esportes e serviços de restaurantes serão afetados.
Com previsão de durar um mês, o decreto do governo da Itália vale a partir desta quarta (14). Ficam proibidas festas em restaurantes e clubes ou a céu aberto. Também há a recomendação para que não sejam promovidas celebrações em casa ou, ao menos, as reuniões tenham no máximo seis pessoas por vez. Nos casos de cerimônias como casamento, 30 convidados é o limite.
O uso de máscaras, que já é obrigatório ao ar livre e em prédios públicos, passa a ser aconselhado também dentro de casa nas situações em que a família estiver reunida.
Na semana passada, a Itália viu dobrar o número diário de novos casos de coronavírus no país. Quase 5 mil infectados foram registrados na última sexta-feira (9). Já no sábado (10), a quantidade de diagnósticos bateu perto da marca de 6 mil.
Futebol e outros esportes estão proibidos para amadores, de acordo com o decreto. As atividades fora das salas de aula irão ficar restritas, mas as escolas continuarão abertas.