Nesta quinta-feira (20), o Rio de janeiro voltou a apresentar elevação na média móvel de óbitos por Covid-19. Foram 20 dias de queda ou estabilidade até a reviravolta verificada desta vez. O estado ultrapassou a marca de 15 mil mortes decorrentes da doença e soma 206 mil casos confirmados, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde. Agora, são 15.074 e 205.916 no total, respectivamente.
A média móvel de mortes diárias subiu para 95. Isso porque desde quarta (19) houve registro de 161 óbitos. Além disso, quase 3 mil casos (2.923) surgiram nas últimas 24 horas, deixando a média móvel neste sentido em 2.548 diagnósticos por dia.
Em decreto anunciado na última quarta-feira, o Governo do Rio de Janeiro estabeleceu uma nova fase de reabertura da economia. Cinemas, teatros e outros estabelecimentos tiveram permissão para funcionarem já nesta quinta, porém apenas em regiões onde é considerado “baixo” o risco de contaminação por pelo menos duas semanas consecutivas.
O retorno às aulas presenciais também integrou o decreto. A volta do ensino em colégios privados ficou para 14 de setembro, enquanto que as escolas e universidades públicas terão de aguardar até 5 de outubro.
Contudo, a norma depende do posicionamento das prefeituras. Na capital e em Niterói – que vai estudar a possibilidade -, por exemplo, ficou definido que as reaberturas não irão ocorrer neste primeiro momento.