Últimas Notícias

Covid-19: Rússia solicita à OMS registro emergencial da Sputnik V

Divulgação / Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF)

Nesta terça-feira (27), a Rússia anunciou que solicitou à Organização Mundial de Saúde (OMS) a aprovação do uso emergencial da Sputnik V, vacina contra a Covid-19. O imunizante foi o primeiro do mundo a ser desenvolvido para proteger a população do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Os pedidos para o registro acelerado e pré-qualificação foram feitos pelo fundo estatal russo que coordena a produção da vacina. De acordo com o diretor Kirill Dmitriev, isso “permitirá que a Sputnik V seja incluída na lista de produtos médicos que atendem aos principais padrões de qualidade, segurança e eficácia”.

Está prevista a produção do medicamento no Brasil, além da testagem em fase 3, conforme parceria firmada com o estado do Paraná.

Elaborada pelo Instituto Gamaleya, em Moscou, a Sputnik V foi registrada na Rússia em agosto. O país já apresentou sua segunda vacina contra a doença, a EpiVacCorona, desenvolvida pelo Instituto Vector, na Sibéria. A aprovação interna deste outro imunizante ocorreu recentemente, tendo sido divulgada no último dia 14.