Últimas Notícias

Embrapii e BNDES fecham parceria para financiamento de projetos com foco no combate à Covid-19

Reprodução/YouTube

Foi assinado um acordo entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) – vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para a área da saúde. O foco está nos produtos para combate à Covid-19. A solenidade de assinatura aconteceu de forma virtual.

A expectativa, segundo Jorge Guimarães, diretor-presidente da Embrapii, é que seja promovida uma quantidade significativa de projetos. Assim, os R$ 20 milhões do Fundo Tecnológico (Funtec) do BNDES deverão ser duplicados. A projeção aponta para valores que podem chegar até mesmo acima da casa dos R$ 40 milhões.

A Embrapii possui 60 unidades de pesquisa credenciadas, 700 empresas associadas e quase mil projetos. O diretor-presidente disse que o intuito é assinar um novo vínculo de gestão com validade de dez anos e reunir 12 mil empresas.

Jorge Guimarães alertou para a necessidade de o Brasil e os demais países se prepararem adequadamente, tendo em vista que novas pandemias podem surgir. Ele destacou que, apenas na Amazônia, há 100 tipos diferentes de vírus em plantas, que mutam para animais e, em seguida, para os homens.

“Se é que tem alguma coisa boa nesse vírus, foi demonstrar ao planeta a necessidade de união: dos países, das organizações”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes.

Marcos também chamou a atenção para possíveis novas pandemias e a importância de o País estar bem estruturando para esses eventuais enfrentamentos. Além de Pontes e Jorge Guimarães, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, foi outro nome presente na cerimônia.