A reunião de Cúpula do Brics será neste domingo (6) e na segunda-feira (7) no Rio de Janeiro. A cidade já se prepara para o evento que reunirá representantes e chefes de Estado.
Devido ao evento, a Prefeitura do Rio decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (4) e feriado na segunda-feira (7). O governo Estado seguiu com as mesmas medidas, válidas somente para repartições localizadas na cidade do Rio.
O encontro, considerado o mais importante do bloco em 2025, será realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo.
Segurança
O governo federal decretou operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Dessa forma, fica autorizado o emprego das Forças Armadas com poderes de polícia durante o evento, até a próxima quarta-feira (9).
Já o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) definiu uma área de restrição aérea a partir desta sexta-feira (4), incluindo proibição de voos de helicópteros e drones nas imediações do evento.
Nos dias 6 e 7, o Aeroporto Santos Dumont ficará fechado e os voos serão transferidos para o Aeroporto Internacional do Galeão.
As restrições se aplicam especialmente a voos executivos, drones e helicópteros.
*Fonte: Jornal Extra e g1