Um índice de 97%. Este é o número impactante que Sobral ostenta quando o assunto é “crianças no 5º ano com aprendizado adequado em português e matemática”. O destaque do município cearense nas avaliações do MEC tem atraído as atenções de pesquisadores e gestores.
A formação de professores, o foco na alfabetização e o uso pedagógico de avaliações externas, entre outros, são fatores que já renderam trabalhos publicados. A explicação para o sucesso por ter a resposta encontrada em um estudo que teve como base os próprios pequenos estudantes sobralenses. Os dados foram publicados pelo jornal O Globo.
Coordenada pelos pesquisadores Mariane Koslinski e Tiago Bartholo, da UFRJ, com apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a análise aponta que políticas intersetoriais na primeira infância vem sendo fundamentais para o êxito. Isto porque as ações não se limitam ao que acontece dentro da sala de aula.
No detalhamento dos resultados, identificou-se que, dentre as crianças que se encontravam no período de início do ano letivo pré-escolar, 74% conseguiram conhecer a maioria das letras. Palavras simples foram lidas por 12%. Já 3% leram frases simples.
O Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais, um grupo da UFRJ, realiza estudos sobre o aprendizado de crianças dos 4 aos 7 anos de idade. O instrumento de avaliação é desenvolvido pela Universidade de Durham, na Inglaterra.