Regiões que estão na fase amarela do plano de flexibilização econômica há pelo menos 28 dias, neste período de pandemia da Covid-19, podem ter as escolas públicas e privadas reabertas no estado de São Paulo a partir desta terça-feira (8). Poderão ser realizadas, neste primeiro momento, apenas aulas de reforço, tutoria e atividades esportivas. Está prevista, em todo o estado, a retomada das aulas presenciais em 7 de outubro.
Caberá a cada prefeitura, entretanto, decidir se permitirá ou não as aberturas. Nesta terça, somente 128 dos 645 municípios paulistas devem retomar as atividades escolares, de acordo com o último levantamento da Secretaria Estadual de Educação.
A data autorizada pelo governo do estado não deve ser seguida pelas 39 cidades da região metropolitana, incluindo a capital. A tendência é que elas não optem pela reabertura, e sim pelo adiamento deste retorno. Pais, alunos e as próprias instituições de ensino terão autonomia para decidir pela volta às aulas ou não, caso, de fato, o recomeço possa acontecer no próximo mês.