Últimas Notícias

Estado do RJ deve anunciar ‘superferiado’ de 10 dias para conter coronavírus

Divulgação/Tomaz Silva/ Agência Brasil

A partir da próxima sexta-feira (26) até o Domingo de Páscoa (4), o estado do Rio de Janeiro deverá ter um “superferiado” de 10 dias. O objetivo é conter o avanço da Covid-19.

Para reduzir a circulação de pessoas e tentar evitar o aumento do número de casos, internações e óbitos pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), o Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu antecipar os feriados de abril para março. Além dos feriados de Tiradentes (21 de abril) e da Semana Santa, também está na lista o feriado estadual do Dia de São Jorge, comemorado em 23 de abril.

No último sábado (20), a ideia foi discutida pelo governador em exercício, Claudio Castro, com representantes de empresários de diversos setores, como o comércio, a indústria e o turismo. Os secretários estaduais da Casa Civil e Governo, os deputados federais Dr. Luizinho e Hugo Leal e os deputados estaduais Marcio Pacheco (líder do Governo), Rodrigo Amorim e Léo Vieira também participaram do encontro. Já no domingo (21), Castro esteve com prefeitos da Região Metropolitana.

De acordo com a GloboNews, nas conversas do fim de semana, houve consenso sobre a antecipação de feriados e a criação de três dias de folga. Outro ponto de concordância foi o fechamento das escolas públicas e particulares durante esse período.

Nesta segunda-feira (22), os prefeitos do Rio e de Niterói, Eduardo Paes e Axel Grael, devem anunciar medidas conjuntas. Ambos saíram contrariados do encontro de domingo com o governador Cláudio Castro no Palácio Laranjeiras. Paes propôs medidas mais duras, porém não recebeu resposta positiva do governador em exercício.

Para ser anunciado, o “superferiado” precisa passar pela aprovação da Assembleia Legislativa (Alerj).