Em meados de janeiro de 2021, Mansueto Almeida deve começar a exercer a função de economista-chefe do BTG Pactual, que tem o ministro da Economia, Paulo Guedes, como um dos fundadores. A assessoria de imprensa da instituição informou, na última segunda-feira (11), que o ex-secretário do Tesouro vai ser o novo indegrante do banco.
A empresa também afirmou que Mansueto será sócio do banco depois que cumprir o período de quarentena do serviço público. Em 2018, ele passou a comandar o Tesouro Nacional no governo de Michel Temer. Quando Jair Bolsonaro assumiu a presidência, Almeida foi mantido no cargo. A Secretaria de Acompanhamento Fiscal do Ministério da Fazenda também ficava sob sua responsabilidade.
Durante as eleições de 2014, Mansueto Almeida – que é técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – atuou na campanha de Aécio Neves (PSDB-MG). Ele tinha a missão de elaborar o programa econômico do então candidato que acabou a disputa derrotado no segundo turno para a petista Dilma Rousseff.
Dada como certa desde o fim do ano passado, a saída de Mansueto só ocorreu oficialmente em junho. Ele alegou motivos pessoais. No dia 15 do mês seguinte, o economista Bruno Funchal assumiu o posto vago no Tesouro.