Últimas Notícias

Filipinas proíbem importações da carne de frango do Brasil

Reprodução

Após a China anunciar que encontrou traços do coronavírus em um carregamento de frango congelado, as Filipinas decidiram suspender temporariamente a importação deste tipo de alimento do Brasil. A medida foi comunicada nesta sexta-feira (14).

Maior exportador global de carne de frango, o Brasil abastece 20% das importações do produto nas Filipinas. Para o país sul-americano, este mercado representa 2% dos envios ao exterior, considerando o período de janeiro a julho de 2020. Foram US$ 31,4 milhões vendidos aos asiáticos com cerca de 50,3 mil toneladas do alimento.

“Com os relatórios recentes da China e em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos, é imposta a proibição temporária da importação de carne de frango”, informou o Departamento de Agricultura em um comunicado enviado à agência Reuters.

Contudo, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa frigoríficos, garantiu, também em nota, que ainda não foi informada oficialmente sobre a suspensão. A proibição não tem data prevista para terminar.

“Se confirmada, a ABPA apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a apresentação dos esclarecimentos, já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações”, disse a ABPA.

Na última quinta-feira (13), a prefeitura de Shenzhen, cidade chinesa, anunciou que detectou o novo coronavírus em frangos brasileiros, durante um controle de rotina. Também na notificação consta que, pela segunda vez, foram encontrados traços do SARS-CoV-2 em camarões procedentes do Equador.