Últimas Notícias

França e Espanha registram primeiros casos de mutação britânica do novo coronavírus

Divulgação

A França confirmou, na sexta-feira (25), seu primeiro caso da nova linhagem do coronavírus Sars-CoV-2 descoberta no Reino Unido. Neste sábado (26), o governo regional de Madri informou que foram detectadas quatro infecções da variante B.1.1.7 do patógeno na Espanha.

Todos os casos espanhóis estão vinculados a pessoas que chegaram recentemente do Reino Unido, segundo afirmou, em entrevista coletiva, o vice-conselheiro de Saúde Pública da região de Madri, Antonio Zapatero. Ele disse que “a situação dos pacientes confirmados não é grave”.

“Sabemos que esta cepa é mais transmissível, mas ela não provoca maior gravidade (da Covid-19). Não se deve reagir à notícia com qualquer tipo de nervosismo”, ponderou Zapatero.

A Espanha ainda tem outros três casos suspeitos da variante B.1.1.7. Até a próxima terça-feira (29), deverá ser divulgado o resultado da análise das amostras coletadas dos pacientes, conforme o vice-conselheiro informou.

Mais de 50 países – entre eles, a Espanha – impuseram restrições para viagens envolvendo o Reino Unido, por causa da mutação identificada recentemente. A estimativa do governo britânico é de que a alteração da B.1.1.7 na proteína S do coronavírus – usada pelo patógeno para infectar células humanas – pode fazer com que a nova variante seja até 70% mais contagiosa.