Depois de duas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) favoráveis à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) usou as redes sociais para comentar o resultado. Ele não poupou das críticas o ex-juiz Sergio Moro.
“Deixa eu ver se entendi… O STF invalidou a delação que Moro usou no período da campanha por considerar que foi um uso político eleitoral? É isso? Então, agora o STF aderiu à tese de que Moro foi juiz ladrão e só usou umas expressões mais rebuscadinhas? Com licença: JUIZ LADRÃO!”, escreveu Braga no Twitter.
Deixa eu ver se entendi… O STF invalidou a delação que Moro usou no período da campanha por considerar que foi um uso político eleitoral? É isso? Então, agora o STF aderiu à tese de que Moro foi juiz ladrão e só usou umas expressões mais rebuscadinhas? Com licença: JUIZ LADRÃO!
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) August 5, 2020
Nesta terça-feira (4), Lula conseguiu duas vitórias durante o julgamento do STF. A defesa do ex-presidente passou a ter o direito de acessar todos os trechos do acordo de leniência da Odebrecht que citam o petista. Além disso, foi retirada de uma ação penal contra ele – por 2 votos a 1 – a delação do ex-ministro Antonio Palocci, atendendo ao pedido da defesa.
O ministro Ricardo Lewandowski considerou que a atuação do então juiz Sergio Moro teve o intuito de gerar, ao que tudo indica, um fato político no decorrer das eleições de 2018. Gilmar Mendes acompanhou o voto do colega. Já o relator do pedido, Edson Fachin, posicionou-se de forma contrária aos outros dois.