Últimas Notícias

Governo de Botsuana diz que morte de mais de 300 elefantes foi causada por bactéria

Reprodução/TV Globo

De forma misteriosa, centenas de elefantes foram encontrados mortos em Botsuana, na região do delta do rio Okavango, nos últimos meses. Nesta segunda-feira (21), o governo local revelou que uma cianobactéria produtora de neurotoxinas provocou os óbitos de mais de 300 animais dessa espécie desde março.

A incógnita foi solucionada após a realização de exames de sangue em laboratórios especializados de outros dois países africanos, África do Sul e Zimbábue, além de um norte-americano, o Canadá. Contudo, segundo informações oficiais, a investigação sobre o grupo de bactérias continua.

“As mortes ocorreram por envenenamento devido a uma cianobactéria que se desenvolveu em pontos de água”, afirmou Mmadi Reuben, veterinária do Ministério da Vida Selvagem e Parques Nacionais.

Pelo fato de os animais apresentarem as presas intactas, acabou sendo descartada a hipótese de caça furtiva. Outra possibilidade desconsiderada é o antraz, também conhecido como doença do carbúnculo. Reuben disse ainda que “as mortes de paquidermes pararam no final de junho, coincidindo com o esgotamento desses pontos de água”.