A duas corridas do término da temporada, a Fórmula 1 terá o maior desfalque dentre os possíveis na principal categoria do automobilismo. A Mercedes informou, em comunicado, na manhã desta terça-feira (1), que o heptacampeão Lewis Hamilton testou positivo para a Covid-19. Com isso, ele está fora do GP de Sakhir, no Bahrein, que acontece no próximo domingo (6), às 14h10 (de Brasília). O britânico já é o detentor do título deste ano, façanha que obteve por antecipação.
Hamilton cumpre o protocolo de isolamento e está bem. Ele segue as determinações de praxe. Testes posteriores vão definir se o inglês participará do último Grande Prêmio do ano, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), no dia 13. Desde que estreou na categoria, em 2007, na Austrália, o piloto que começou na McLaren jamais ficou fora de uma prova.
“Oi, caras. Estou devastado por não correr neste fim de semana. Desde que começamos a temporada em junho, meu time e eu temos tomado todas as precauções possíveis e seguindo todas as regras em todos os lugares que fomos para ficar salvos. Infelizmente, mesmo com três testes negativos na última semana, acordei ontem com sintomas leves e pedi um novo exame, que voltou positivo. Imediatamente entrei em auto-isolamento por dez dias”, escreveu Hamilton via redes sociais.
“Eu me sinto esvaziado em não poder correr, mas a minha prioridade é seguir os protocolos e conselhos para proteger os outros. Realmente tenho sorte em me sentir bem e com apenas pequenos sintomas e farei o melhor para ficar bem e saudável. Por favor olhem para os outros lá fora, você nunca consegue ser cuidadoso o suficiente. Esses são tempos assustadores para todos e temos de ter certeza que estamos olhando pelos outros. Fiquem positivos”, completou.
Stoffel Vandoorne, que é piloto reserva da Mercedes, tinha viagem marcada para o Bahrein ainda nesta terça, conforme estava previsto na programação da equipe. No entanto, não foi comunicado oficialmente que o belga de 28 anos substituirá o atual campeão. A escuderia alemã destacou que um comunicado será feito em breve. Também são cotados para assumir a vaga o alemão Nico Hulkenberg, atualmente fora do grid, e britânico George Russell, da Williams.
Antes de Hamilton, o mexicano Sergio Perez, em Silverstone, e o canadense Lance Stroll (Alemanha), ambos da Racing Point, já apresentaram testes positivos para o coronavírus nesta temporada.