Últimas Notícias

Ibope: Manuela cresce 3 pontos, vai a 27% e supera adversários em todos os cenários de 2º turno

Divulgação/Agência Brasil

Em nova pesquisa sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PCdoB) voltou a aparecer na liderança. Nesta quinta-feira (29), a RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, divulgou o levantamento mais recente do Ibope, o segundo do instituto para a capital do estado neste período eleitoral. A consulta popular foi encomendada pelo grupo gaúcho.

Manuela tem 27%, 13 à frente do seu perseguidor mais próximo, Nelson Marchezan Júnior (PSDB; 14%). A vice de Fernando Haddad (PT) na chapa que visava a presidência da República em 2018 subiu três pontos em relação à última pesquisa.

Marchezan também viu sua popularidade aumentar. Ele, antes com 9%, ultrapassou José Fortunati (PTB), que caiu de 14% para 13%, e empatou com Sebastião Melo (MDB), outro a crescer três pontos.

Juliana Brizola (PDT) foi de 5% para 4%. João Derly (Republicanos) passou de 4% para 3%. Fernanda Melchionna (PSOL) se manteve com 3%. Gustavo Paim (PP) subiu um ponto e, agora, tem 2%. Valter Nagelstein (PSD) caiu de 3% para 2%. Julio Flores (PSTU) seguiu com 1%. Já Rodrigo Maroni (PROS), que estava zerado, chegou também a 1%.

Não pontuaram na pesquisa Luiz Delvair Martins Barros (PCO) e Montserrat Martins (PV). Ambos tiveram menos de 1% no levantamento anterior, realizado em 5 de outubro, e, desta vez, não foram citados.

Brancos e nulos, que eram 13%, desceram para 8%. O número dos que não sabem ou não responderam teve registro de queda: 11% para 8%.

O Ibope também projetou os eventuais cenários mais prováveis de segundo turno. Manuela vence em todos os quais aparece: contra Fortunati (41% a 40%), Marchezan (45% a 37%) e Melo (43% a 40%).

O nível de confiança utilizado na pesquisa é de 95%. Este índice diz respeito à probabilidade de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que, neste caso, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram ouvidos 805 eleitores de Porto Alegre entre os dias 27 e 29 de outubro. Na Justiça Eleitoral, o levantamento pode ser identificado pelo registro: RS‐06638/2020.