Um edifício do Instituto Serum, na cidade de Pune, na Índia, foi atingido por um incêndio nesta quinta-feira (21). A empresa produz imunizantes com tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford. Trata-se da maior fabricante de vacinas do mundo. Agências de notícias do país asiático afirmam que o fogo destrói dois andares do prédio. Ao menos três pessoas foram retiradas às pressas do local.
De acordo com o jornal “Times of India”, o estoque de vacinas e a indústria onde elas são produzidas estão seguras. Por mês, em outras unidades do complexo, o Serum tem feito cerca de 50 milhões de doses da vacina.
A unidade que pegou fogo produz vacinas para o rotavírus, segundo afirmou Adar Poonawalla, diretor-executivo da empresa que começará a produzir as vacinas desenvolvidas pela norte-americana Novavax. A estimativa de Poonawalla é de que a perda na linha de produção em questão vai ser de até 40% do volume de doses.
O diretor-executivo disse, via rede social, que “até agora, o mais importante é que não houve vidas perdidas e nem grandes lesões por causa do fogo, apesar de alguns andares terem sido destruídos”. De acordo com os bombeiros, ao menos cinco caminhões foram enviados para combater o fogo no prédio e a equipe conseguiu controlar a situação.
Uma coluna de fumaça cinza acima da sede da empresa foi mostrada pelas redes de TV indianas. A causa do incêndio ainda é desconhecida.