Últimas Notícias

IR: governo se reúne com centrais sindicais para detalhar projeto

O encontro contou ainda com representantes de movimentos sociais (Foto: Graccho/Sescom SGPR)

Representantes de centrai sindicais se reuniram, na última terça (25), com o governo Lula para detalhar o projeto de lei de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, que beneficia quem recebe até R$ 7 mil.

O encontro foi convocado pelo ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, e contou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A expectativa é que o projeto seja aprovado no Congresso Nacional ainda este ano para valer a partir de 2026.

O economista Flauzino Antunes Neto, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Distrito Federal (CTB-DF), membro da executiva nacional da CTB e presidente do SINAEG, ressaltou que a questão tributária com a correção do Imposto de Renda é fundamental, mas ainda está no começo.

O economista, que esteve no encontro com os ministros, explica que a justiça social ocorre na medida em que se isenta quase 10 milhões de trabalhadores e, em contrapartida, faz com que apenas 150 mil pessoas que estão no topo da pirâmide da renda passem a pagar uma alíquota efetiva de até 10%.

Fonte: vermelho.org