Últimas Notícias

Leonardo Giordano, novo secretário de Cultura de Niterói, projeta retomada da economia do setor

Reprodução

Honrar os débitos e reaquecer a economia no setor em que gerencia. Estas são as promessas de Leonardo Giordano (PCdoB), novo secretário municipal de Cultura de Niterói, para a “Cidade Sorriso”. Ele já trabalha para executar os planos que pretende implementar no município, enquanto o pagamento dos R$ 4 milhões para execução de eventos ainda é aguardado pelos profissionais dos 29 projetos selecionados no edital de fomento ao audiovisual da prefeitura.

Em entrevista ao jornal “O Globo“, Giordano citou que a cidade “já fez encontros com vários países, como Espanha, Cuba e Japão”. Ele planeja realizar um evento similar ao “Niterói com Niterói” – festival repleto de música, artes visuais, dança e teatro, com duração de uma semana. A intenção é colocar a ideia em prática assim que a pandemia de Covid-19 estiver totalmente sob controle.

O secretário destaca que, com o evento que terá “artistas e personalidades da cidade”, “exposições em galerias de museus” e “apresentações nos palcos”, serão gerados “emprego e renda”.

Giordano buscará também criar, a partir de reuniões entre governo e população, uma política de editais participativos. O objetivo, nesse caso, para o próximo ano, é dividir os recursos da pasta por região. Desta maneira, toda a cidade receberia os investimentos.

“O orçamento territorializado fará com que a programação cultural não fique concentrada nos mesmos bairros. Também vamos promover uma conferência de cultura para atualização do Plano Municipal de Cultura, que está defasado em quatro anos”, explicou o secretário.