Nesta quinta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversaram por telefone.
O tema principal da conversa foi uma articulação para enfrentar os efeitos das tarifas unilaterais impostas por Donald Trump.
De acordo com o Palácio do Planalto, a conversa reforçou o compromisso de Brasil e Índia com o multilateralismo e com a busca de uma resposta coordenada às medidas protecionistas norte-americanas.
Os dois países, que até o momento são os mais afetados pelo tarifaço de Trump, estão coordenando ações conjuntas para ampliar o comércio e reduzir a vulnerabilidade diante de medidas unilaterais.
Os líderes confirmaram uma visita de Estado de Lula à Índia no início de 2026. Mas antes, o vice-presidente Geraldo Alckmin irá ao país em outubro, por ocasião da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio.
A delegação brasileira será composta por ministros e empresários, com foco em ampliar parcerias nas áreas de comércio, defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital.
Lula e Modi reafirmaram a meta de elevar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030 e concordaram em ampliar a cobertura do acordo comercial entre o Mercosul e a Índia.
*Fonte: Brasil 247