Com uma vantagem de dez pontos percentuais para o segundo colocado, Manuela D’Ávila (PCdoB) aparece em primeiro lugar na pesquisa divulgada pela RealTime Big Data sobre a eleição para prefeito de Porto Alegre (RS). A projeção apresentada na quarta-feira (23) indica que a candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pelo petista Fernando Haddad, em 2018, tem 21% das intenções de voto.
José Fortunati (PTB) é o concorrente mais próximo da comunista, com 11%. Em seguida, estão: o atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Sebastião Melo (MDB) – ambos registraram 10%. Juliana Brizola (PDT) soma 4%.
Mais atrás, ainda aparecem Fernanda Melchionna (PSOL) e Valter Nagelstein (PSD), com 3% cada, e Gustavo Paim (PP), que possui 2%.
João Derly (Republicanos), Julio Flores (PSTU) e Montserrat Martins (PV) completam a lista dos candidatos que pontuaram. Eles atingiram o índice mínimo. Luiz Delvair Martins (PCO) e Rodrigo Maroni (PROS) não alcançaram 1%.
Brancos e nulos representaram 15%. O montante dos que não souberam ou não responderam foi de 18%.
Manuela também lidera em votação espontânea, com 8%. Seguida por Marchezan Jr (5%), Sebastião Melo (2%) e José Fortunati (2%). Outros nomes foram escolhidos por 3%. Brancos ou nulos tiveram 17%. Ainda neste cenário, 63% não sabem ou não quiseram responder.
Encomendada pelo Instituto RealTime Big Data, a pesquisa – registrada no Tribunal Regional Eleitoral (número 01713/2020) – consultou 1.000 entrevistados, entre os dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro. Já o segundo – nas cidades em que houver – será duas semanas depois.