Últimas Notícias

Márcio Jerry questiona decisão da Globo de levar apenas quatro candidatos aos debates

Divulgação

Na última segunda-feira (21), um comunicado interno da TV Globo informou que a emissora, em razão da pandemia de Covid-19, não levará os candidatos das eleições deste ano ao seu estúdio para as tradicionais entrevistas nos telejornais. A novidade mais impactante diz respeito aos debates pré-primeiro turno. Pelos mesmos motivos de prevenção ao contágio do novo coronavírus, somente os quatro postulantes de melhor posicionamento na pesquisa eleitoral mais recente do Ibope ou do Data Folha irão poder participar, mas é preciso haver um acordo entre os partidos. O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) se posicionou contrário à medida.

“Restringir entrevistas de candidatos e debates no rádio e TV é prejudicar o pleito eleitoral democrático, é em verdade restringir a própria democracia. Nesses tempos de ‘cancelamentos’, vem agora a TV Globo cancelar entrevistas e debates com candidatos a prefeitos. Absurdo que agride a democracia”, disse.

A pandemia já mexeu no calendário das eleições municipais de 2020. O pleito foi transferido de outubro para novembro. O primeiro turno ocorre no dia 15. Já o segundo – nas cidades em que houver – será duas semanas depois.