A partir de janeiro do próximo ano, a Prefeitura de Maricá, através da autarquia Empresa Pública de Transportes (EPT), instalará 20 estações que terão o total de 200 bicicletas distribuídas pela cidade. Apelidadas de “Vermelhinhas”, elas serão disponibilizadas gratuitamente para a população.
A instalação das dez primeiras estações vai disponibilizar 100 “bikes”. No mês seguinte, em fevereiro, a ideia é que mais dez estações sejam erguidas para abrigar outras 100 bicicletas.
Inicialmente, estão previstos para receberem as estações os bairros de Itapeba, Mumbuca, Centro, Araçatiba, Boqueirão, Barra de Maricá, Guaratiba e Ponta Negra. De acordo com o presidente da EPT, Celso Haddad, após esta fase de implantação, outros bairros serão contemplados com o projeto.
“Estamos com outro processo iniciando com quase o triplo do quantitativo do que vai começar em janeiro, que vai abranger a área de Itaipuaçu, Condado e as áreas que já têm ciclovias e ciclofaixas”, adiantou.
A EPT informa ainda que serão disponibilizadas duas modalidades para a utilização do sistema: o Passe Online e o Passe Presencial. A autarquia irá divulgar, em breve, os links para realização do pré-cadastro e o pré-agendamento do atendimento presencial para os usuários que escolherem o Passe Presencial. A EPT também divulgará, em sua página oficial, informativos com as instruções e orientações.
As bicicletas serão fabricadas por uma empresa terceirizada, vencedora de uma licitação, que também se responsabilizou por construir as estações e fazer a manutenção das “bikes”. Em contrapartida, a EPT fará toda a logística, como a decisão de onde serão implementados os pontos de retirada das vermelhinhas, assim como seu tempo e as regras de utilização.
Com 38,2 km de faixas destinadas aos ciclistas, a cidade de Maricá tem a cultura do uso de bicicleta. Desde 2017, a Prefeitura vem revitalizando suas orlas com construção de ciclovias e ciclofaixas, estimulando o uso das “bikes”.