Novo líder e a mesma imprevisibilidade. A pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira (25) sobre o segundo turno da eleição para prefeito de Recife (PE) mostra João Campos (PSB) à frente de Marília Arraes (PT), ao contrário do levantamento anterior, revelado em 18 de novembro. Mas, o cenário de incertezas permanece, já que os candidatos continuam tecnicamente empatados, apenas com as posições invertidas.
Marília perdeu quatro pontos percentuais e, agora, aparece com 41%. Sua queda combinada com o crescimento de João culminou na troca de posições entre os adversários. O filho do ex-governador Eduardo Campos – morto em um acidente aéreo em 2014 – foi de 39% a 43%. O índice de brancos e nulos se manteve em 15% e 2% não souberam ou não responderam – um ponto a mais do que antes.
Vale lembrar que essa é a famosa disputa entre os primos no pleito de 2020. Marília é filha de Marcos Arraes de Alencar, irmão de Ana Arraes de Alencar – ambos filhos do ex-governador Miguel Arraes. Ana é mãe de Eduardo Campos, o pai de João.
Nos votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, João Campos tem 51% e Marília Arraes fica com 49%. Anteriormente, o placar registrava 53% a 47%, porém sendo a petista a líder.
Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos concorrentes não são apresentados aos entrevistados, João fica em vantagem por 40% a 38%, com 18% de brancos e nulos. Neste cenário, 4% não souberam ou não responderam e 1% optaram por “outros”.
Encomendada pela TV Globo e pelo “Jornal do Commercio”, a pesquisa Ibope tem 95% de nível de confiança, que significa a probabilidade de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que, neste caso, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.001 eleitores da capital pernambucana entre 23 e 25 de novembro. O levantamento está registrado no TRE com o seguinte número de identificação: PE‐04600/2020.