A Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e a Fundação de Arte de Niterói (FAN) anunciaram uma novidade importante para contemplados pela Lei Federal Aldir Blanc, seja no âmbito municipal ou estadual, e pela Chamada Pública de Retomada Econômica do Setor Cultural. Todos os sediados no município estarão isentos da taxa de locação dos espaços culturais da cidade.
É necessário que os proponentes apresentem documentos que comprovem que a instituição e a proposta em questão foram selecionadas por meio dos mecanismos citados. Também é preciso ter a declaração de anuência prévia do espaço cultural, demonstrando interesse em receber determinada proposta e estar adequado à grade de atividades dos espaços culturais.
No caso da Chamada Pública de Retomada Econômica, o total de inscrições foi de 879 propostas, sendo que aproximadamente 50% eram formadas por mulheres. A medida instituída visa a mitigação dos impactos econômicos decorrentes da pandemia do coronavírus em Niterói.
Os protocolos sanitários previamente indicados deverão ser seguidos durante a realização dos projetos. Respeitar o Plano de Transição para o Novo Normal estabelecido pela Prefeitura também é uma exigência.
O secretário de Cultura da Cidade Sorriso é Leonardo Giordano, do PCdoB. Ele foi eleito vereador, pelo Movimento 65, no pleito de novembro de 2020, com 2.676 votos. Posteriormente, ficou encarregado de comandar a pasta no município.