Eduardo Paes segue líder na projeção para a prefeitura do Rio de Janeiro, mas caiu dois pontos e a batalha pela outra vaga no segundo turno fica cada vez mais acirrada com a disputa entre Marcelo Crivella, Martha Rocha e Benedita da Silva, que vem crescendo. O cenário de incertezas está presente na nova pesquisa Datafolha, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo“, divulgada na noite desta quinta-feira (22).
De acordo com o levantamento, Paes (DEM) soma 28%, contra 13% de Crivella (Republicanos) e de Martha (PDT), que estão rigorosamente empatados. Benedita (PT) vem logo atrás com 10%. Na sequência aparecem: Renata Souza (PSOL; 5%), Luiz Lima (PSL; 4%), Eduardo Bandeira de Mello (Rede; 3%), Cyro Garcia (PSTU; 1%), Clarissa Garotinho (PROS; 1%), Fred Luz (Novo; 1%) e Glória Heloiza (PSC; 1%). Nenhum, brancos e nulos atingiram, somados, 17%, e 3% não souberam ou não responderam.
Ficaram com menos de 1% Paulo Messina (MDB) e Suêd Haidar (PMB). Henrique Simonard (PCO) não foi citado.
Oscilações
Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, divulgada em 8 de outubro, Martha Rocha e Luiz Lima foram os candidatos que mais subiram: três pontos cada. Benedita da Silva também viu a popularidade ser ampliada e cresceu dois pontos, assim como Renata Souza.
Por outro lado, Eduardo Paes caiu dois pontos. Marcelo Crivella, Cyro Garcia e Paulo Messina desceram um cada. Mantiveram-se com os mesmos índices anteriores: Bandeira de Mello, Clarissa Garotinho, Fred Luz e Suêd Haidar.
Rejeição e pesquisa espontânea
Atual prefeito, Crivella é o único postulante ao cargo que tem mais da metade de rejeição: 58%. Paes e Clarissa, com 31% cada, completam este indesejável pódio. Nesse cenário, como mais de uma resposta pode ser apontada, a soma dos fatores passa de 100%.
Na pesquisa espontânea, situação em que o entrevistado diz em quem vai votar sem ter os nomes dos candidatos, Paes também é o primeiro colocado, com 20%. Somente o ex-prefeito atingiu os dois dígitos neste quesito.
Segundo turno
Também foi simulado o cenário do segundo turno. Paes venceria Crivella, por 52% a 22%, e Benedita (48% a 30%). Mas, além de este último caso registrar um empate técnico, o ex-prefeito perderia para Martha Rocha (45% a 41%), outra vez em uma disputa árdua.
Foram 1.008 eleitores da cidade do Rio de Janeiro consultados entre 20 e 21 de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95% – o índice significa a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.