Últimas Notícias

Nova Zelândia reelege primeira-ministra Jacinda Ardern

Divulgação/Facebook/Jacinda Ardern

A maneira como Jacinda Ardern conduziu o problema da pandemia de Covid-19 elevou bastante a popularidade da primeira-ministra da Nova Zelândia. Neste sábado (17), as urnas confirmaram sua aceitação entre os eleitores. A representante do Partido Trabalhista venceu o pleito, superando a opositora Judith Collins, líder do Partido Nacional.

No discurso pós-triunfo, Ardern afirmou que “hoje, a Nova Zelândia mostrou que o Partido Trabalhista tem seu maior apoio”.

“Posso prometer uma coisa: nós seremos um partido que vai governar para cada um dos neozelandeses”, acrescentou.

A reeleição da primeira-ministra veio com quase 90% das urnas apuradas. Cerca de 49% dos votos totais ficaram com os trabalhistas. O Nacional recebeu um pouco mais da metade das escolhas.

Desde 1996, jamais um partido havia conquistado apoio tão numeroso. Naquele ano, foi instituído o atual sistema de votação proporcional.

A Nova Zelândia é um dos países que menos sofreu com o novo coronavírus (Sars-CoV-2). São 1.883 casos confirmados e 25 mortes. Não houve transmissão comunitária durante 102 dias, até chegar a segunda onda de disseminação.

No início de outubro, passados 12 dias sem novos registros, o país voltou a se declarar livre de contaminações.