Últimas Notícias

Orlando Silva (PCdoB) aponta ‘cumplicidade’ e ‘desrespeito’ do Facebook ao não remover perfis

Divulgação/Luís Macedo/Câmara dos Deputados

Quem coordena, na Câmara, os debates sobre o projeto que visa combater a disseminação de fake news é Orlando Silva. O deputado do PCdoB de São Paulo vê erro na opção do Facebook por não remover os perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que são alvos do inquérito sobre este tema.

A rede social, até o momento, deixou de eliminar as respectivas contas fora do Brasil. A empresa resolveu recorrer da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou o bloqueio internacional de perfis de bolsonaristas investigados.

“Houve uma decisão de bloqueio das contas no Brasil, e essas pessoas mudaram as configurações para burlá-la. Há cumplicidade do Facebook com essas atitudes. Considero desrespeito às autoridades judiciárias”, destaca o deputado em declarações publicadas no Painel da Folha de S.Paulo.

“A decisão do Facebook é um péssimo exemplo em um ambiente em que estamos discutindo medidas para combater a desinformação e o ódio nas plataformas”, opinou.

Orlando Silva, por outro lado, elogiou o Twitter. Para ele, a plataforma teve postura correta ao bloquear enquanto recorre.