A manutenção da popularidade de Eduardo Paes (DEM) e o crescimento de Marcelo Crivella (Republicanos) foram vistos na segunda pesquisa Ibope sobre o turno final da eleição no Rio de Janeiro. No entanto, o atual gestor da capital fluminense segue bastante distante de alcançar o ex-prefeito. Encomendado pela TV Globo, o levantamento foi divulgado na noite desta quarta-feira (25).
Paes tem 53% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa. Crivella saltou de 23% para 28%. Houve queda no somatório de brancos e nulos: de 21% para 16%. Três por cento não souberam ou preferiram não responder – o índice anterior, neste caso, era de 2%.
O candidato do Democratas aparece agora com 65% nos votos válidos. Antes, ele tinha 69%. Já o postulante apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro subiu de 31% para 35% nesse cenário. Para vencer a eleição, é preciso ter ao menos 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial. Esta forma de contagem – que exclui brancos, nulos e indecisos – é a utilizada pela Justiça Eleitoral para oficializar o resultado do pleito.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados aos entrevistados os nomes dos concorrentes, Eduardo Paes leva a melhor por 47% a 25%. Alguns eleitores (1%) citaram “Outros”, 18% optaram pelo voto branco ou nulo e 9% não souberam ou preferiram não responder.
Foram ouvidos 1.001 eleitores da cidade do Rio de Janeiro entre 23 e 25 de novembro. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que indica a chance de os resultados apresentados retratarem o atual momento eleitoral, levando em conta a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento do Ibope está identificado na Justiça Eleitoral pelo número RJ‐02253/2020.